segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Surto de Calazar em Sergipe Apavora População

A Leishmaniose Visceral, também chamada de Calazar, se espalha em Sergipe, especificamente em Aracaju, resultando na morte de animais e pessoas. Dados apresentados pela coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que os casos estão distribuídos pelo estado. Até agora são 93 casos, alguns ainda em investigação, mas 62 estão confirmados. Desse total, 52 evoluíram para a cura, três pacientes abandonaram o tratamento e quatro pessoas morreram – um óbito em Aracaju e Estância e dois em Tobias Barreto. No ano passado, Sergipe re gistrou 71 casos e três óbitos – dois em Aracaju e um em Santa Luzia do Itanhy.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Aracaju, está lotado de cães para serem eliminados porque estão infectados pelo inseto flebótomo – vetor da doença. A eutanásia (prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista, no caso o médico ve terinário) era realizada duas vezes na semana (quarta e sexta), mas agora acontece três vezes devido à quantidade de cães doentes.
Este ano, o Centro de Controle de Zoonose identificou 469 casos de Leishmaniose Visceral canina em Aracaju, mas apenas 178 animais infectados foram eliminados. Isso porque o dono se recusa entregar o cão. No ano passado, foram diagnosticados 359 casos de Calazar, sendo 197 cães eutanasiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário